Nossa proposta pedagógica baseia-se em despertar na criança o interesse em aprender, incentivando descobertas ligando o conhecimento às experiências. Respeitamos a individualidade de cada criança, a diversidade de experiências e valores que traz do seu cotidiano familiar. Para isso, desenvolvemos dia a dia uma escuta atenta e ativa, que observando atitudes, gestos, movimentos do corpo e sentimentos, que investigam necessidades e potencialidades de cada criança.
Em nossa Escola, aliamos o melhor da teoria sócio interacionista, baseando na proposta de Vygostky.
Desenvolvemos uma abordagem que aposta na interação com o outro, na escuta atenta e no trabalho coletivo – criança, escola e família – como forma de incentivar a criança a desenvolver múltiplas potencialidades. A função do cérebro esta intensamente sendo moldadas pelas vivências e experiências que acontecem nos anos iniciais, principalmente por meio de contatos sensoriais: o cheiro, os sons, o paladar, a visão e o toque. A brincadeira é a linguagem primordial na infância, por meio dela ocorrem inúmeras vivências que é disponibilizado com tempo, liberdade, espaços variados e olhar avaliativo dos educadores.
Criamos um ambiente instigante que oferece experiências sensíveis e de qualidade. Quintal com árvore, espaços amplos se complementam com pequenos cantos, espaços de trabalho e brincadeiras podem estar pré - organizados ou organizados em coautoria com alunos.
Como forma de documentar o desenvolvimento e realização de projetos e atividades dos alunos, usamos narrativas, fotografias, exposições aos responsáveis. Quando a família aprecia e acompanha esta produção, compreende a intensidade e valoriza a caminhada rumo ao conhecimento. Somos parceiros do Sistema de Ensino Dom Bosco que oferece o melhor material didático do país.
Temos como princípio o respeito à Infância e a valorização da família nos processos de aprendizagem, buscando construir conhecimento sólido a partir projetos pedagógicos respeitando a brincadeira como atividade essencial para uma infância saudável. Respeitando a diversidade com que cada um aprende com diferentes propostas de múltiplas linguagens: Corpo e Movimento, Linguagem, Natureza e Sociedade, Matemática e Arte.
Termos o âmbito escolar como um espaço de realização e desenvolvimento criando uma relação de proximidade e troca com as famílias, visando o desenvolvimento integral das crianças.
Afeto Respeito Criatividade Transparência Conhecimento Comprometimento